Antes de escolher entre tinta epóxi ou poliuretano, é importante considerar as características e recomendações de indicação de cada opção. Afinal, cada tinta atende a determinadas necessidades, principalmente no que se refere à pinturas industriais.
De todo modo, ambas as opções são amplamente utilizadas nas indústrias em geral, assim como na construção civil. Neste conteúdo da Globalcolor, você saberá a diferença entre elas e como adquirir tintas epóxi e tintas poliuretano.
Antes de escolher entre tinta epóxi ou poliuretano, é importante considerar as características e recomendações de indicação de cada opção. Afinal, cada tinta atende a determinadas necessidades, principalmente no que se refere à pinturas industriais.
De todo modo, ambas as opções são amplamente utilizadas nas indústrias em geral, assim como na construção civil. Neste conteúdo da Globalcolor, você saberá a diferença entre elas e como adquirir tintas epóxi e tintas poliuretano.
A seguir, conheça as principais características da tinta epóxi e poliuretano.
A tinta epóxi é um revestimento de alta resistência, produzida com resina epóxi e catalisada com catalisador poliamina ou poliamida, de acordo com a necessidade de cada equipamento ou superfície. Ela é conhecida pela alta durabilidade, resistência a produtos químicos, abrasão e água.
Por causa dessas e de outras vantagens, a tinta epóxi costuma ser comumente utilizada na indústria para pintura de máquinas e equipamentos e pisos industriais em geral, laboratórios, cozinhas e banheiros, entre outros ambientes com alta exposição a agentes abrasivos e corrosivos.
Geralmente, a tinta epóxi pode ser encontrada em diversos graus de brilho e padrões infinitos de cores, especialmente cores ral, e munsell.
Após aplicada, a tinta epóxi cria uma película protetora e resistente, principalmente em locais nos quais há tráfego intenso de pessoas, máquinas e veículos, sendo indicada somente para áreas internas, pois tem baixa resistência à UV.
A tinta epóxi tem um preço maior se comparado a outras tintas disponíveis no mercado, porém, devido à alta durabilidade, os gastos com manutenção serão mais baixos. A empresa economiza ao longo do tempo e evita que as atividades sejam paralisadas para eventuais manutenções. Por fim, o tempo de cura total pode acontecer em até 7 dias.
Conhecida como PU, a tinta poliuretano é fabricada a partir da mistura de resinas alquídicas, acrílicas e poliésteres, combinadas com catalisadores alifáticos ou aromáticos.
Ela é conhecida por sua resistência a riscos, abrasão, água, solventes, intempéries e raios UV.
Há diversas soluções disponíveis no mercado, por exemplo, tintas de poliuretano alifático. Esse produto apresenta características físico-químicas que protegem a superfície contra a corrosão, principalmente resistência à intempéries.
Por causa dessas características, a tinta poliuretânica é uma boa opção para pinturas em ambientes externos, pois mantêm a cor e o brilho mesmo após alta exposição a raios solares.
Esse tipo de tinta aparece com frequência em aplicações industriais, como aeronáutica, naval, automotiva, maquinaria, mas também é bem aceita na construção civil, em pintura de fachadas, portas e janelas, móveis e objetos de decoração.
A tinta poliuretânica oferece acabamento em diversos graus de brilho e padrões infinitos de cores, especialmente cores ral, e munsell Epóxi ou poliuretano: quando utilizar cada tinta?
Na hora escolher entre tinta epóxi ou poliuretano, o ponto principal é a aplicação. Para áreas externas, a segunda opção é mais recomendada, enquanto a epóxi tem desempenho indicado para ambientes internos.
Apesar de ambas opções terem boa durabilidade, cada uma tem níveis diferentes de resistências . A seguir, conheça as principais aplicações de cada tinta.
A tinta epóxi é usada em áreas que requerem alta resistência e durabilidade, a exemplo de quadras poliesportivas cobertas, pisos de garagens, pisos industriais, máquinas e equipamentos, instalações comerciais, hospitais, laboratórios, cozinhas, banheiros, aço, madeiras, cerâmica e outros tipos de revestimentos.
Além disso, apresenta boa aderência ao concreto e pode ser aplicada em superfícies que necessitam de permeabilidade maior que o entregue pelo esmalte sintético, ou com tráfego mais intenso, pois não descasca com o passar dos anos de uso, quando corretamente aplicado.
Ela também é frequentemente usada para revestir equipamentos e superfícies metálicas. Contudo, a tinta epóxi não é recomendada para pinturas que precisam ficar expostas às intempéries. Nesse caso, a poliuretano é a melhor opção.
Veja também: Como fazer pintura de piso com tinta epóxi
A tinta poliuretânica é uma tinta de alta durabilidade, o que a torna ideal para aplicações que exigem resistência a produtos químicos e intempéries. Entre as possibilidades de uso, estão:
A escolha entre tinta epóxi e tinta poliuretano dependerá das necessidades específicas da aplicação:
Resistência da tinta: caso a superfície que receberá a tinta estará sujeita a produtos químicos, abrasão, umidade ou outros tipos de desgaste, a tinta epóxi pode ser a melhor escolha, pois oferece excelente resistência. Se a resistência a riscos e intempéries for o principal requisito, a tinta poliuretano é a melhor opção.
Procura como comprar tinta epóxi? Conheça a linha Globaldur, da Globalcolor.
Revestimento ecológico dupla função, ou seja, pode ser usado como fundo ou revestimento. É desenvolvido com baixo teor de voláteis orgânicos, apresenta ótima resistência química, mecânica e excelente poder de nivelamento.
A tinta é indicada para pintura de máquinas, equipamentos industriais, pisos de concreto, laboratórios, indústrias petroquímicas, papel e celulose em superfícies de aço carbono ou concreto.
A tinta epóxi antiderrapante Globaldur 383 é ideal para área com riscos de acidentes por derramamento de líquidos. É um revestimento de ótima resistência química e mecânica, indicado para pintura e demarcação em áreas internas de faixas de segurança em pisos industriais, escadas e rampas de acesso.
Pode ser aplicada em substratos de concreto, aço carbono e madeira. Além disso, é recomendado em locais de tráfego médio, onde é necessário um acabamento antiderrapante, sendo muito utilizado em áreas lisas ou molhadas que apresentam risco de acidentes.
A Globaldur 301 seca muito mais rapidamente do que as demais tintas relacionadas no mercado — 10 minutos para poder tocar o equipamento pintado; e 2 horas para poder movê-lo. Também possui resistência química e mecânica e está disponível nos brilhos fosco, semi fosco, semi brilho e brilhante.
Ideal para equipamentos industriais, pisos de concreto, laboratórios e superfícies de aço carbono.
A Globaldur 361 precisa de pelo menos duas horas para secagem superficial e vinte para manuseio. Só está disponível em brilho fosco e rende 10,5 m²/L. Assim como as anteriores, a 361 também conta com resistência química, mas podemos destacar ainda sua ótima aderência e proteção anticorrosiva.
Ideal para equipamentos industriais, estruturas metálicas e superfícies de aço carbono.
A Globaldur 311 é uma tinta ecológica de altos sólidos, desenvolvida com baixo teor de voláteis orgânicos — ao qual chamamos de LOW VOC. Sua indicação abrange várias aplicações, veja:
Uma hora após a aplicação e o equipamento já pode ser tocado, mas o manuseio precisa aguardar pelo menos cinco horas. É uma tinta semi brilhante e rende 4,5m²/L.
Disponível nas cores branco, cinza e vermelho óxido (além de encomendas sob consulta), a Globaldur 371 rende 4,5m²/L e, assim como a 361, possui resistência química, ótima aderência e proteção anticorrosiva.
O equipamento pintado com a 371 requer pelo menos 2 horas para poder ser tocado e 45 horas para ser movido. Ideal para estruturas metálicas, equipamentos industriais e superfícies de aço carbono.
A seguir, conheça dois produtos do catálogo de tintas de poliuretano da Globalcolor.
Tanto a Globalthane 420 como a 423 contam com resistência química, abrasiva e a intempéries. São ideais para ambientes internos e externos, requerem apenas dez minutos para poder tocar o objeto pintado e três horas para manuseá-lo.
Elas estão disponíveis nos brilhos fosco, semi fosco, semi brilho e brilhante, rendem 15m²/L e têm várias indicações de aplicação. Confira:
Revestimento de boa resistência química, abrasiva e as intempéries. Indicado para superfícies de metal, madeira, fibra de vidro ou concreto, sendo geralmente utilizado em equipamentos industriais, máquinas, estruturas metálicas, tubulações, equipamentos agrícolas, implementos rodoviários, cilindros.
Revestimento com efeito texturizado de boa resistência química, abrasiva e ao intemperismo. Indicado para superfícies de metal, madeira ou fibra de vidro, sendo geralmente utilizado em equipamentos industriais, máquinas, estruturas metálicas, peças automotivas, cofres, equipamentos de laboratório, etc.
A Globalcolor está há 20 anos no mercado de tintas industriais. Desde então, oferece fluxo produtivo eficiente, laboratórios de controle de qualidade e desenvolvimento, logística estrategicamente localizada para atender pequenos, médios e grandes volumes, com respeito ao meio ambiente e atendimento a todas as normas vigentes. Acesse o site e conheça!