A corrosão é um dos principais problemas na indústria, afinal, esse fenômeno pode enfraquecer as estruturas metálicas, causando danos que podem levar a falhas estruturais, colapsos e acidentes graves. Para evitar esse cenário, é importante utilizar tinta com proteção anticorrosiva na pintura das instalações e equipamentos.
A proteção da tinta anticorrosiva acontece por meio da barreira que impede a corrosão, bem como dos diferentes revestimentos químicos utilizados na composição do produto. Além da pintura industrial, pode ser utilizado em diversas outras superfícies.
Entenda neste post as vantagens do produto, quais os cuidados observar na hora da compra e conheça o catálogo de tintas anticorrosivas da Globalcolor.
A corrosão é um processo de desgaste natural que ocorre em metais quando expostos a elementos como água, ar, calor e produtos químicos. Para evitar danos, está disponível a tinta anticorrosiva, projetada para proteger superfícies metálicas contra a corrosão.
Esse produto contém ingredientes especiais que impedem a aderência, formando uma camada protetora entre o metal e o ambiente externo. A lista de componentes inclui pigmentos anticorrosivos, resinas e solventes.
A tinta com proteção anticorrosiva pode ser usada em uma variedade de aplicações, incluindo estruturas metálicas, equipamentos e máquinas industriais, navios e embarcações, pontes, tanques de armazenamento e muitas outras superfícies metálicas que precisam de proteção contra a corrosão.
Apesar de voltada para pintura de grandes estruturas metálicas, geralmente, as tintas anticorrosivas contam com baixo tempo de secagem. Assim, é possível liberar o espaço o quanto antes — evitando custo de parada de equipamentos em manutenção, bem como paralisação das atividades.
Do ponto de vista químico, as tintas anticorrosivas podem ser fabricadas à base de água ou solventes orgânicos. As tintas dupla função também oferecem proteção anticorrosiva, pois como o próprio nome diz, estes produtos têm dupla função, sendo fundo e acabamento num único produto!
Leia também: Mas afinal, o que é oxidação?
A proteção anticorrosiva é importante para proteger estruturas metálicas, por meio da pintura. Afinal, esse é um dos métodos mais econômicos e práticos para proteger o aço e derivados dos efeitos da corrosão.
A tinta com proteção anticorrosiva deve ser aplicada em superfícies metálicas que estarão expostas ao ambiente externo ou à umidade, fatores que contribuem para a corrosão.
A aplicação de tinta anticorrosiva pode ser parte de um processo mais amplo de proteção contra a corrosão, que também precisa incluir a limpeza e preparação da superfície antes da aplicação da tinta e, também, o uso de revestimentos adicionais, como verniz ou selantes.
É importante seguir as instruções do fabricante da tinta com proteção anticorrosiva para garantir uma aplicação adequada e eficaz, garantindo a durabilidade da pintura e segurança e saúde de todos que estão em contato com a superfície pintada.
A tinta anticorrosiva apresenta boa resistência química, por isso é ideal para pintura de superfícies que precisam de limpeza e manutenção com produtos químicos.
Ao proteger as superfícies metálicas contra a corrosão, ajuda a aumentar a durabilidade das estruturas metálicas e reduzir a necessidade de manutenção e cuidados das instalações equipamentos.
Além disso, a tinta com proteção anticorrosiva está disponível em várias formulações e cores, o que permite a escolha do produto adequado para diferentes tipos de superfícies e aplicações.
A barreira de proteção (película) oferece boa resistência e abrasão, evitando que a pintura descasque ao longo do tempo de uso. Por fim, tem ótima aderência em diferentes superfícies metálicas, podendo ser usada em aço galvanizado, fibra de vidro, aço carbono, cobre, chumbo, entre outros.
Primeiramente, é importante entender os fatores físicos e químicos que podem influenciar na tinta anticorrosiva. Por exemplo, se o local de pintura tiver tráfego intenso de pessoas e máquinas, é preciso optar por uma tinta que não apresente descamações por impacto ao longo do tempo.
Outro ponto importante é verificar se a tinta com proteção anticorrosiva foi produzida para pinturas internas ou externas. Também é preciso verificar as especificações técnicas da tinta para escolher a opção que atenda às necessidades da pintura. Isso inclui o tipo de superfície que a tinta pode ser utilizada, durabilidade, resistência e outros requisitos.
Existem diferentes tipos de tintas com proteção anticorrosiva disponíveis, como epóxi, poliuretano, poliéster, acrílico e outros. Cada tipo tem suas próprias propriedades e características únicas. É importante escolher o tipo certo de tinta para a superfície.
Por fim, é importante contar com suporte técnico para ter garantia de que a pintura com tinta corrosiva será realizada com segurança. Os técnicos podem ajudá-lo a escolher a tinta certa e fornecer orientação sobre como aplicá-la corretamente, tempo de cura e os equipamentos de proteção necessários.
A Globalcolor, especialista em soluções em tintas e produtos para pintura para todos os segmentos industriais. Confira todo nosso catálogo.
Acesse o site e fale com um dos especialistas em pintura da Globalcolor e faça seu pedido de tinta com proteção anticorrosiva.