Como realizar pintura de Azulejos
3 de fevereiro de 2017

Catálise de Tintas Bi-componentes

Catálise de Tintas Bi-componentes

Em todos os produtos catalisados, é necessário misturar os componentes A + B, onde a proporção da mistura varia conforme o produto. Consulte o boletim técnico para confirmação correta da proporção de catálise!

 

Processo de Catálise

Adicione lentamente o catalisador (componente B) sobre a tinta (componente A). Homogeneizar completamente a mistura, deixando descansar de 5 a 20 minutos, que é o tempo de indução (Consulte boletim técnico para conferência!) Diluir sempre com o diluente indicado, antes de iniciar a aplicação.

Pot-Life (Tempo de vida útil da mistura)

Produtos à base de resina epoxi ou poliuretânica possuem tempos de vida útil da mistura (pot life) diferenciados. Assim, para o alcance do melhor desempenho no uso dos mesmos, consultar o boletim técnico dos produtos. Prepare somente a quantidade que será utilizada durante o tempo de uso. Nunca guarde tinta catalisada, pois irá endurecer por completo, após o POT LIFE.

Segurança

  • Para aplicação em ambientes fechados e com pouca ventilação, é necessário providenciar a renovação adequada do ar.

Propriedades Técnicas da Tinta

  • As condições climáticas influenciam muito no tempo de secagem do produto
  • Observe sermpre o tempo recomendado entre demãos e a cura final no boletim técnico
  • Intervalo entre demãos: tintas catalisadas possuem secagem distintas. Portanto, é necessário seguir o tempo de repintura recomendado no boletim técnico do produto.
  • A resistência química, dureza e demais propriedades dos produtos catalisados são atingidas somente após a cura final, que pode levar até 07 (sete) dias.

É de extrema importância seguir corretamente a proporção de mistura dos componentes, caso isso não ocorra, teremos graves problemas relacionados a: alastramento, aspecto, secagem e cura, brilho, aderência, resistência física, química, às intempéries e outras.

Última dica muito importante, limpe muito bem todos os equipamentos de pintura (pistolas, tanques, mangueiras e utensílios diversos) após a cura será quase impossível sua remoção, principalmente em equipamentos onde não é possível promover um atrito na limpeza; como por exemplo o interior das pistolas de pintura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *