A importância do uso de Epi´s
12 de setembro de 2018
Pintura de Piso com Tinta Epoxi
13 de setembro de 2018

Mas afinal, o que é oxidação?

pixably

Mas afinal, o que é oxidação?

Você sabia que 30% da produção de aço no mundo destina-se à reposição de estruturas, equipamentos e instalações metálicas deterioradas pela oxidação, corrosão e ferrugem. Este é um dos motivos pelos quais é fundamental o tratamento dos metais com tintas anticorrosivas. Esta é a principal especialidade da Globalcolor!

Entenda a diferença entre oxidação, corrosão e ferrugem

Oxidação – Todos os metais podem sofrer o processo de oxidação. O motivo mais comum é o contato direto do metal desprotegido (sem pintura, por exemplo) com o ar, vapor d´água ou água. A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo no início, para nãop dar origem à corrosão e ferrugem no caso dos metais ferrosos.

Corrosão – A corrosão é o desgaste do metal a partir da oxidação. Em um ciclo vicioso, ocorre maior desprendimento do metal, que vai ficando cada vezs mais exposto aos danos causados pelo contato com a atmosfera. Se o metal contar com ferro em sua composição – como aço e ferro fundido – dá-se início à ferrugem.

Ferrugem – Quando estão oxidados e corroídos, os metais ferrosos começam a gerar o hidróxido de ferro, a camada avermelhada conhecida como ferrugem. A ferrugem destrói a resistência do metal e, dependendo de sua amplitude, inviabiliza a recuperação.

Solução Fosfatizante – Removedor de Ferrugem

A Globalcolor produz a SOLUÇÃO FOSFATIZANTE 700, produto utilizado para neutralizar a ferrugem em metais ferrosos, tendo uma ação fosfatizante. Este produto altera quimicamente tanto o metal quanto os óxidos nele presentes, eliminando os pontos de corrosão e fosfatizando o substrato para receber o revestimento de proteção, melhorando assim a aderência e a resistência corrosiva.

Galvanização a Frio

O GLOBALZINC 681 PRIMER RICO EM ZINCO é um revestimento primário indicado como fundo em superfícies metálicas de aço carbono, com ótima proteção anticorrosiva. A galvanização a frio oferece muitas vantagens, e tem conquistado cada vez mais reconhecimento do mercado pela sua prática e eficiente forma de aplicação.

Vantagens:

  • Pode ser aplicada no próprio local onde se encontra instalada grandes estruturas, que não podem ser transportadas para as empresas de galvanização convencional a quente.
  • Sua aplicação funciona como se fosse um processo de pintura, dispensando inclusive a necessidade de um profissional especializado para realizar a aplicação.
  • A galvanização a frio funciona através de um processo eletroquímico. Isto elimina o alto custo que as empresas de galvanização convencional investem em energia necessária para executar o processo a quente.

Primers e Tintas Anticorrosivas

A pintura industrial consiste num esquema de pintura capaz de proteger, sinalizar, impermeabilizar, embelezar o substrato. Na maioria dos casos, uma pintura industrial é composta por tinta primária ou tinta de fundo (primer) e a tinta de acabamento.

A Globalcolor, além da fabricação de diversos primers e tintas de acabamento, produz soluções DUPLA FUNÇÃO, onde num único produto, já adquirido na cor de acabamento, se obtém o primer e a tinta, eliminando tempo de mão-de-obra e intervalo de aplicação entre produtos, sem perder a proteção anticorrosiva.

São tintas de alta performance com ótima relação custo-benefício. Geralmente possuem dois componentes, um contendo o pré-polímero epóxi, e outro, o agente de cura. O principal mecanismo de proteção anticorrosiva das tintas epóxi é a proteção por barreira. Porém, existe tinta de fundo epoxi que proporciona a proteção por passivação ou inibição anódica e a proteção catódica, de acordo com a sua pigmentação. De modo geral, as tintas epoxi possuem elevada resistência química, película com alta dureza, boa resistência à abrasão e ao impacto.

Epoxi Poliamina apresenta excelente resistência a ácidos, álcalis, sais e solventes e tem um menor tempo de secagem, maior dureza e resistência à abrasão, comparadas com a tinta epóxi poliamida.

Epoxi Poliamida tem grande resistência à água, condições de imersão e fáceis de serem aplicadas em ambientes com umidade relativa elevada. São mais flexíveis e aderentes.

Epoxi Alcatrão de Hulha são tintas epóxi combinadas com resina de alcatrão de hulha, obtendo tintas de alta espessura, são amplamente utilizadas na proteção anticorrosiva de estruturas metálicas enterradas, imersas em água doce, água salgada ou sujeitas a eventuais contatos com produtos químicos.

Shop Primer apresenta excelente resistência a produtos químicos, por terem um grande numero de ligações cruzadas em sua cura. Tem secagem rápida. Os shop primers de epóxi isocianato são ótimas tintas promotora de aderência em: aço galvanizado, alumínio, cobre, chumbo, fibra de vidro, aço carbono, ferro fundido, aço inoxidável. Parte da eficiência desta tinta em promover aderência deve-se aos grupos polares presentes na estrutura da resina.

Primer Epoxi proporcionam uma proteção anticorrosiva por passivação (Inibição Anódica) devido o pigmento de fosfato de zinco.

Epoxi Rico em Zinco esta tinta proporciona uma proteção anticorrosiva chamada Proteção Catódica, contem pigmento metálico, anódico em relação ao ferro, em teores bastante elevados de zinco na película seca, a fim de permitir um bom contato elétrico entre as partículas do pigmento e o substrato de aço. É usada como tinta de fundo, de alta performance, para atmosferas altamente agressivas, como industrial, marítima, imersão em produtos de petróleo e produtos químicos.

 

São polímeros obtidos na reação química de condensação de compostos poli-hidroxilados (polióis) com poli isocianatos a temperatura ambiente, as tintas poliuretânicas, normalmente são fornecidas em dois componentes. Estas tintas têm excelentes propriedades anticorrosivas, em meios de elevada agressividade e as películas apresentam notáveis propriedades físicas, como dureza, resistência ao impacto e à abrasão. As tintas de poliuretano alifático são amplamente utilizadas como tintas de acabamento, por terem excelente resistência aos raios ultravioleta, tendo melhor retenção de cor e de brilho quando expostas ao intemperismo natural. Já as tintas de poliuretano aromático, possuem fraca resistência aos raios ultravioleta, indicadas para ambientes internos onde não haja incidência de radiação solar.

 

A formação da película ocorre através da reação química da resina com o oxigênio do ar e a evaporação de solventes. As tintas alquídicas, conhecidas no mercado como tintas sintéticas, apesar de possuírem boa resistência química, também são passiveis de serem saponificadas em meios ou sob condições alcalinas. Portanto, não são recomendadas para atmosferas quimicamente agressivas. Em atmosferas rural, urbana e industrial leve são produtos que apresentam bom desempenho à corrosão.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *